08 abril 2010

Abacate



Abacate




As frutas são fontes de vitaminas e minerais que ajudam a regular as funções do organismo. Além disso, elas contêm pouquíssima gordura e são pouco calóricas. Para você ter uma idéia, 1 banana nanica tem 74 kcal e 19 g de carboidratos; 1 maçã tem praticamente o mesmo conteúdo nutricional da banana; ½ mamão papaia tem 54 kcal e 13 g de carboidratos e 1 pêra tem 78 kcal e 20 g de carboidratos. É uma opção fácil para o lanche, mas tem que tomar cuidado para evitar que elas estraguem, pois a validade não é muito grande










ABACATE



É composto por betacaroteno, vitaminas A, B, C, D, E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio.
Conhecido por ser rico em energia, em gordura, fósforo e vitaminas dos complexos A e B, a fruta é indicada, principalmente, na alimentação de crianças, por ajudar na formação de ossos e dentes. Para os adultos, o abacate é um importante aliado contra as fadigas física e mental. 
Possui alto conteúdo de proteínas e sais minerais, mas sua principal característica é a alta quantidade de gordura, proporcionando aproximadamente 162 calorias por 100 gramas da fruta, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã e do abacaxi, mais de três vezes e meia o da laranja. Da fruta, se aproveita quase tudo. Das folhas do abacateiro se faz um chá que tem fama de ser diurético e carminativo, ou seja, que elimina gases intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria. O abacate também é muito utilizado pela indústria de cosméticos, em forma de cremes nutritivos e hidratantes, xampus, emulsão protetora hidratante, creme de limpeza, máscara refinadora, creme de mãos e unhas, sabão cremoso, leite de limpeza, entre outros. 
É conhecido, também por seus poderes afrodisíacos. Segundo a crença popular, a polpa do abacate é um ótimo estimulante sexual, assim como seus botões florais. Quem sofre de dor reumática e dor da gota possui no azeite de abacate um bom remédio.
- Rico em vitamina A e Potássio;
- Apresenta quantidades úteis de proteína, ferro, magnésio e vitamina C, E e B6;
- Rico em ácido oléico (gordura monoinsaturada) - age como antioxidante bloqueando a toxidade do colesterol LDL, que destrói as artérias;
- Alto valor calórico, 85% do qual vem da gordura - deve ser usado com moderação;
- Pode ser utilizado em preparações doces ou salgadas, devendo ser consumido cru, pois quando cozido torna-se amargo;
- O período mais favorável do ano para sua compra é o mês de MAIO, porém pode ser encontrado de fevereiro a outubro;



_ Mais sobre o abacate!



O abacate é uma fruta cheia de qualidades, dentre estas o combate ao mau colesterol do sangue. Isso mesmo!
Na verdade, algumas pessoas acreditam que a gordura proveniente da fruta causa o aumento de peso, porém o abacate possui muita gordura de boa qualidade, que são classificadas como monoinsaturadas.
Outra vantagem dessa fruta é que a mesma propicia a sensação de saciedade no organismo, reduzindo a vontade de comer.
Também, devido a essa gordura, ocorre uma transformação lenta dos carboidratos ingeridos em açúcar, o que diminui e controla o nível de glicose no sangue e da insulina.
Agora, aproveite melhor os benefícios do abacate!





Quem tem colesterol alto pode consumir abacate 

O abacate pode e deve fazer parte de um Plano Alimentar de quem controla os níveis de colesterol, desde que a quantidade consumida não ultrapasse a recomendação para as gorduras monoinsaturadas e gorduras totais fornecidas pela alimentação. Por ser uma fruta rica em gorduras saudáveis, tem alta densidade energética e 100 gramas fornecem 161 calorias.
Apesar do seu consumo ser recomendado pelos efeitos benéficos que proporcionam nos níveis de colesterol sanguíneo, é necessário que haja o mesmo monitoramento que também deve ocorrer com todas as outras gorduras provenientes da alimentação. Por isso, em caso de dúvidas, além do acompanhamento médico, é importante consultar um nutricionista que poderá elaborar um Plano Alimentar equilibrado e adaptado ao seu perfil e histórico clínico.

0 comentários:

Sigma.

✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿

Blogger template 'FlowerFlush' by Ourblogtemplates.com 2008